ACUPUNTURA
A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e possui uma história que remonta há mais de dois mil anos. Durante um longo tempo de prática, os médicos desenvolveram e aperfeiçoaram esta especialidade, que abrange teorias, como o Yin e o Yang, os cinco Movimentos, os Zang-fu (Órgãos e Vísceras), Qi-Xue (Força Vital e Sangue), além de vários métodos de manipulação de agulhas e experiências clínicas importantes do tratamento segundo os sintomas e sinais, fazendo com que a Acupuntura seja uma terapia muito eficaz na China.
Esta terapia apresenta bons resultados diante de muitas enfermidades e possui vantagens acentuadas sobre outras, os instrumentos utilizados são simples, econômicos e de fácil domínio, seguros e sem efeitos colaterais.
Esses fatos mostram que a Acupuntura tem um papel muito importante na área da saúde do Povo Chinês, assim como, tem obtido o respeito e confiança de outros países também. Em Dezembro de 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) da ONU decidiu indicar o tratamento com a Acupuntura numa impressionante série de 43 doenças.
Entre as principais podemos citar:
- Ansiedade
- Constipação intestinal
- Depressão
- Distúrbios da Menopausa
- Dores (cabeça, fibromialgia, osteoartrite, Osteoartrose, lombar, tendinit, etc.)
- Exporão de calcâneo
- Estresse
- Gastrite
- Hemorróidas
- Hipertensão arterial e Hipertensão primaria,
- Edema (inchaço)
- Insónia
- Labirintite
- Náuseas e vômitos
- Ovário policístico problemas respiratórios (gripe, rinite, alergia, sinusite, asma brônquica…)
- Infertilidade
- Tabagismo
- Tendinite
- TPM
- Vertigem
- Zumbido no ouvido
- entre outras…
Veja também: AURICULOTERAPIA | MOXABUSTÃO | CONES CHINESES | VENTOSATERAPIA | LASERTERAPIA