Serviços

ACUPUNTURA

Acupuncture therapy - alternative medicineA Acupuntura é uma parte importante do grande tesouro da Medicina Tradicional Chinesa. Tem uma história que remonta há mais de dois mil anos. Durante um tempo longo de prática, os médicos das diversas dinastias chinesas desenvolveram e aperfeiçoaram esta especialidade, que abrange várias teorias básicas, tais como o Yin e o Yang, os cinco Movimentos, os Zang-fu (Órgãos e Vísceras), Qi-Xue (Força Vital e Sangue) assim como vários métodos de manipulação de agulhas e experiências clínicas importantes do tratamento segundo os sintomas e sinais, fazendo com que a Acupuntura seja uma terapia muito eficaz na China.

Esta terapia apresenta bons resultados diante de muitas enfermidades e possui vantagens acentuadas sobre outras, os instrumentos utilizados são simples, económicos e de fácil domínio, seguros e sem efeitos colaterais.

É por essa razão que a Acupuntura tem um papel importante na área da saúde do Povo Chinês, assim como, tem obtido o respeito e confiança de outros países. Em Dezembro de 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) da ONU tomou a decisão de indicar o tratamento com a Acupuntura numa série de 43 doenças.

Veja também: AURICULOTERAPIA | MOXABUSTÃO | CONES CHINESES | VENTOSATERAPIALASERTERAPIA


FLORAIS DE BACH

florais-de-bach-reintegrarNo final de 1920 e inicio dos anos 30 o renomado médico inglês, homeopata e bacteriologista, Dr. Edward Bach, com seu desejo altruísta de ajudar a humanidade, descobriu um Sistema de cura à base de 38 florais silvestres, cada um deles para um estado emocional e mental específico.

A proposta de tratamento consiste no restabelecimento do equilíbrio emocional atuando na energia em seus níveis mais sutis que se encontram em desarmonia em decorrência de emoções negativas. A essência dos florais trás para a nossa consciência um entendimento, ordenando nossos pensamentos, e facilitando o acesso aos nossos dons, qualidades, virtudes e potenciais necessários ao nosso bem estar, harmonia e evolução.

A mente então é curada a condição física é aliviada, todo o ser se eleva e se torna feliz.

Os florais exercem o seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou os seus sintomas. Pode ser tomado individualmente ou em conjunto com tratamentos médicos e não interagem com quaiquer medicamentos.


HOMEOPATIA

homeopatia-reintegrarA Homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, fundamentada no princípio dos semelhantes, no qual um remédio é capaz de provocar determinados sintomas em uma pessoa saudável. Sendo assim, o mesmo poderá estimular a Energia Vital do organismo a combater o adoecimento da pessoa que se apresentar com as mesmas manifestações sintomáticas.

O tratamento homeopático é individualizado, ou seja, personalizado e a escolha do remédio homeopático adequado não é baseada na doença, mas sim, nas características individuais, ou seja, nas mentais, emocionais e físicas de cada pessoa.

Os remédios homeopáticos são preparados a partir de substâncias da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal e animal. A preparação dos remédios é baseada em diluições sucessivas seguidas de agitações, chamadas de dinamização. Esse processo neutraliza a toxicidade e libera a energia curativa da substância. Assim, os remédios homeopáticos são naturais, pois agem na energia vital do ser vivo sem causar efeitos colaterais como os medicamentos alopáticos, restabelecendo o equilíbrio do organismo de forma suave e gradual, e reconduzindo desta forma a pessoa à saúde.


FITOTERAPIA

herbs-larger-picO termo fitoterapia tem origem grega, no qual fito (phyto) significa "vegetal" e terapia (therapeia) quer dizer "tratamento". A fitoterapia é a utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde.

A Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e/ou cura das doenças.

As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la.

A fitoterapia é uma medicina natural, e em alguns casos tem sido aplicada em conjunto com outras terapias, como homeopatia, florais etc.